segunda-feira

Um colega concorda com a "Poupança" para os detentos


Um colega discordou dos meus comentários sobre as propostas do candidato petista ao governo do Estado de São Paulo. Seus comentários estão logo abaixo, em itálico, seguido dos meus.

"Jura que vc discorda do que o Mercadante disse?Por isso que o Lembo declarou que a elite branca "má",da qual vc claramente faz parte,tem que abrir a bolsa e dividir.Do contrário,caro colega, a situação só piorará.O que o Serra falou procede,mas a premissa está no que o Mercadante disse.Se vc deixa o cara como um animal lá dentro,uma hora ele vai sair.Ai,encontra um "alemãozinho bonitnho estudante do Mackenzie",o rouba e o mata sem dó.Mesmo que vc tenha a polícia equipada que o Serra propõe ao seu dispor,não terá tempo de se defender.Será possível que vc não consiga enxergar isto?Outra coisa,vc não pode generalizar dizendo que "bandido é bandido"...E coisas do tipo.Há inúmeras situações que levam uma pessoa a cometer um crime.A principal é a desigualdade,pois enquanto vc estuda no Mackenzie,viaja nos finais de semana,outros não tem sequer o que comer!Já sei:vc é um sujeito que sempre estudou,se esforçou e por isso deve ser recompensado com sucesso,dinheiro ect..Acontece que você teve oportunidade!A maior parte da população não!Uns se conformam,outros não!Por isso,aproveite bem as coisas que vc dispõe,as oportunidades que vc tem,pq mais hora menos hora,um destes caras que vc vê como lixo,estará na sua frente,empunhando uma arma.Vc não terá nem a mamãe,nem o papai ,nem o José Serra e sua tropa armada até os dentes por perto.Ai meu amigo,ele trasnformará toda a raiva que vc sente por ele em sangue...Vc o queria amontoado num lugar horroroso pq um dia ele teve que roubar,ele quer sua alma! Deseje ao próximo, o que quer que ele deseje a você!Por isso,devemos lutar pela igualdade!Pelo amor!Só assim,poderemos ter uma sociedade harmoniosa.Só assim,poderemos todos viver em paz!"

Sim, discordo da solução apontado pelo candidato. O problema é outro. A afirmação do governador, além de racista, é uma bobagem sem tamanho e procura transferir às vítimas a culpa pela delinqüência. Detalhe: não é a elite quem mais sofre com a violência, mas os pobres, que não podem pagar por segurança. O que Serra disse é totalmente diferente do que falou Mercadante, mas não deixa de ser interessante você dizer que as conclusões a que chegou o candidato tucano passam por premissas lançadas pelo petista. Na prática, Mercadante teria sido mais profundo porque disse pouco e de forma mais abrangente. Não concordo com generalizações. Você disse que o aumento da desigualdade está relacionado com o aumento do crime e eu digo que o aumento do crime provoca ainda mais desigualdade. Ademais, a impunidade é a grande vilã desta velha crise da segurança pública no país, mas fugi do assunto porque não estamos falando do que gera o crime, mas das constantes rebeliões promovidas em São Paulo a pedido do PCC, do terrorismo que promove a organização criminosa. Quem fizer uma retrospectiva das pautas das reivindicações dos detentos irá observar que elas estão longe de denunciar um tratamento desumano nos presídios. Em 2001, por exemplo, chegou-se à insurgência por causa da obrigatoriedade do uso de uniformes. A verdade é que não há uma pauta de reivindicações. Quando muito se denuncia uma suposta repressão, mas nada há de concreto. Quanto à pobreza gerar crime, mais uma vez saindo do assunto, discordo e ainda aponto o preconceito da expressão: a impunidade entre os criminosos lá de cima é ainda maior no Brasil. Polícia bem equipada é uma obrigação administrativa. Eu quero é punição para aqueles que destruírem as penitenciárias, para aqueles que portarem celulares, para aqueles que desafiarem as autoridades públicas promovendo o terrorismo urbano e colocando a sociedade em permanente estado de pânico. Sempre que se fala em crime e criminosos, somos induzidos pelos sociólogos basbaques a ver os coitadinhos como vítimas e a nós mesmos como culpados. Ora, não visto mesmo a carapuça. Não sinto raiva de ninguém. Não saio por aí destruindo nada e nem matando pais de família. O incrível é que você diz que a suposta raiva que eu sinto por ele, o desfavorecido, será transformada por ele em sangue. Eu, o cidadão raivoso, serei morto e o meu assassino, o injustiçado, será recompensado com comida e medicação gratuita, curso profissionalizante, emprego garantido e dinheirinho na poupança. Em pouco tempo veremos a formação de um novo movimento: MSP – o movimento dos sem presídios. Não sou a favor de que os presos sejam tratados com indignidade, se é o que você pensa, mas não posso aceitar que a resposta à impunidade reinante seja dada nestes termos propostos pelo candidato petista. Sou a favor da paz e não foi outra coisa que escrevi aqui.

Nenhum comentário: