quinta-feira

Reeleição de Lula e "esquerdismo" no Vestibular

Vestibular do ABC cobra questões pró-PT. Segundo especialistas, prova da Universidade Federal do ABC faz propaganda para Lula. Em seu primeiro vestibular, a UFABC (Universidade Federal do ABC) apresentou textos com apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é a opinião de professores consultados pela Folha, que analisaram o exame aplicado no último domingo. "A prova é uma propaganda para o governo Lula", afirmou o professor de história da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Marco Antonio Villa. "No que diz respeito ao país, foram escolhidas apenas notícias positivas". "Pode ser um indício de controle ideológico do governo nos cursos", disse Villa. Assinantes do UOL podem ver a matéria completa clicando aqui. As questões trazidas pelo jornal, no entanto, não foram as únicas e não beneficiaram, digamos, ideologicamente, apenas ao PT, mas também à alguns de seus tentáculos. Vejam a seguinte questão, por exemplo:

Tendo como referências a manchete e o mapa apresentados, é possível afirmar que

(A) a agricultura brasileira ainda é praticada sem grandes investimentos, o que gera grande pobreza no campo.
(B) a falta de terras férteis dificulta o assentamento de pequenos agricultores que se tornam ociosos.
(C) o desemprego no campo é provocado pela pequena modernização, sobretudo das lavouras de subsistência.
(D) a presença das grandes propriedades nas regiões Norte eNordeste é fato recente, mas que tem provocado sérios problemas.
(E) a histórica concentração de terras é um dos principais fatores responsáveis pelos conflitos e mortes no campo.

No gabarito, a afirmação correta está alternativa “E”. Sabe-se, contudo, que a afirmação verdadeira está na letra “A”. Na letra “E” encontra-se apenas a justificativa para a “luta” do MST.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antes de mais nada, quero deixar claro que não apóio o MST, tampoco o presidente, mas é mentira falar que a histórica concentração de terras é um dos principais fatores responsáveis pelos conflitos e mortes no campo.??

Olha, não é por nada não, mas eu estava lá fazendo a prova, em nenhum momento pensei na reeleição de Lula, tampouco a prova influenciou na minha opinião sobre as eleições, assim como, pelo que pude perceber, muitos outros candidatos...

É bem verdade que sou um vestibulando com pouca vivência política ainda, que estudou muito menos do que os professores que estão criticando o vestibular da UFABC, mas não posso deixar de pensar que está havendo um grande exagero nisso tudo.