sábado

O b-a-ba da falta de Ética. PT confunde partido e governo e despreza o interesse público. De quebra, faz campanha com o seu dinheiro.

Por Fábio Portela em VEJA:


"TCU abre processo contra o governo para investigar o sumiço de cartilhas e intima Gushiken a devolver quase 4 milhões de reais aos cofres públicos"

Ed Ferreira/AE
Rafael Neddermeyer/AE
Berzoini (à esq.): ele assume que o PT distribuiu 930 000 fascículos pagos pelo governo. O ministro Aguiar, do TCU (à dir.): e onde foram parar os outros 960 000 exemplares?

"Há um ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou indícios de fraudes na impressão de cartilhas encomendadas pela Secretaria de Comunicação (Secom), órgão ligado diretamente à Presidência da República. Entre 2003 e 2004, a Secom contratou a confecção de 5 milhões de exemplares com propaganda do governo. Para os auditores do TCU, o negócio foi superfaturado. Além disso, a Secom não conseguiu comprovar a execução e distribuição de uma parte substancial do serviço, o equivalente a quase 2 milhões de unidades. Questionada pelo tribunal, a secretaria finalmente alegou, depois de muitas tergiversações, que não tinha documentos que atestassem o recebimento do material porque ele havia sido entregue aos diretórios estaduais e municipais do PT. (...) Ao entregar as cartilhas ao partido, a Secom fez uma "confusão entre ação governamental e a partidária". Na semana passada, o tribunal julgou o caso. Os auditores consideraram que as cartilhas foram mesmo superfaturadas. As suspeitas levantadas por uma auditoria preliminar do tribunal apontam para um prejuízo estimado de R$ 11,7 milhões aos cofres públicos. Entenderam ainda que "entregá-las ao PT foi ilegal, porque o partido as teria usado para se promover junto à população. A interpretação do tribunal é que o PT fez campanha eleitoral com dinheiro público. Por isso, o então titular da secretaria, Luiz Gushiken, deve devolver ao Erário os 3,7 milhões de reais gastos na confecção das cartilhas". Recebe um prêmio quem advinhar quais agências de publicidade estão por trás do superfaturamento? Acertou quem respondeu as agências de publicidade Duda Mendonça. Elas também foram punidas pelo TCU. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, divulgou uma nota na qual manteve a versão de que as cartilhas foram confeccionadas e distribuídas pelo partido. O partido, vejam, confirma a história. Assinantes podem ver a matéria de VEJA clicando aqui

Nenhum comentário: